Kung Fu é uma expressão chinesa que significa “habilidade adquirida com esforço ao longo do tempo”. Mais do que uma luta, é uma filosofia de vida baseada em disciplina, equilíbrio e evolução constante. Nos treinos, o corpo e a mente são trabalhados de forma integrada, desenvolvendo força, agilidade, foco, autocontrole e respeito. É uma arte para todas as idades e perfis.
📸 Na foto ao lado, os discípulos da 5ª geração do Choy Lee Fat Hung Sing, discípulos diretos do saudoso Sikong Poon Shing (falecido em 2015).
Da esquerda para a direita:
Grão-Mestre Lam King Fat.,
Grão-Mestre Poon Wai Sanchez,
Grão-Chiu Man On.
Essa linhagem preserva a tradição do Choy Lee Fat transmitida de geração em geração, com respeito à história e compromisso com a integridade técnica e moral do estilo.
Wushu é o termo oficial usado na China moderna para designar as artes marciais chinesas. Envolve competições de formas (taolu) e combate esportivo (Sanda), com regras padronizadas e reconhecimento internacional.
Kuoshu é o nome tradicional usado em Taiwan e outros países para preservar os estilos antigos de Kung Fu com enfoque cultural, técnico e filosófico.
No Instituto Poon Wai, respeitamos e treinamos ambos os caminhos: o tradicional (Kuoshu) e o esportivo (Wushu), mantendo viva a essência e evoluindo com responsabilidade.
📸 Foto ao lado de Junior Miyagui @junior_miyagui — Parceiro de primeira hora do Instituto Poon Wai.
Ex-Diretor Técnico de Sanda da FAKFU, árbitro oficial de Sanda da CBKW e ex-atleta de Sanda e MMA, e Atleta da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu.
O Sistema de Arte Marcial Chinesa Choy Lee Fat Kung Fu foi fundado em 1836 por um famoso artista marcial chamado Chan Heung, que aprendeu com três mestres: seu tio Chan Yuen Woo, mestre Lee Yau San e um monge do Templo Shaolin chamado Choy Fook. Em homenagem a seus professores, Chan Heung nomeou seu estilo de Choy Lee Fat (“Fat” em chinês significa Buda) e, como ele é o fundador, deixou claro para a história a origem do estilo com suas raízes profundas nos tempos budistas de Shaolin.
O Choy Lee Fat Kung Fu, atualmente tanto no sul da China quanto no mundo inteiro, é a Arte Marcial Chinesa mais praticada. Porém, entender e dominar seu vasto conteúdo cultural e pugilístico ainda requer tempo e muita dedicação.
O Choy Lee Fat demonstrou seu valioso conteúdo técnico nas históricas batalhas vitoriosas dos famosos boxeadores que restabeleceram os governantes da Tai Ping (1850–1877). É um sistema projetado para combate contra vários atacantes. O sistema Choy Lee Fat é um dos sistemas de combate mais evoluídos, que integra forma e força em seus fundamentos técnicos. Dinâmica e cinética estão integrados. Isso significa que, além de aprender e entender a forma dos movimentos de combate, a geração de força para objetivos de combate eficientes está integrada às rotinas.
Grão-Mestre Poon Wai Sanchez
Jeung Hung Sing foi um dos discípulos mais importantes de Chan Heung, o fundador do sistema Choy Lee Fat. Seu nome verdadeiro era Jeung Hung e ele era natural de uma cidade no sul da China chamada Foshan (佛山), muitas vezes romanizada como Fat San. À época, a cidade era conhecida em cantonês como Gwongzau Fu (hoje Guangdong), o que pode soar como "Guanzutu" — é comum haver variações na pronúncia ou escrita por causa dos diferentes dialetos chineses.
Jeung Hung Sing foi enviado por Chan Heung para estudar com o lendário monge Ching Cho Wo Seung (conhecido como "Monge da Grama Verde"). Esse monge era reconhecido por dominar técnicas avançadas de combate e práticas espirituais budistas.
Com o Monge da Grama Verde, Jeung Hung Sing aprendeu a técnica conhecida como “Palmas de Buda” (佛掌 - Fat Jeung), que inclui movimentos explosivos, técnicas de palma com energia interna e posturas enraizadas. Ao retornar, Jeung Hung Sing integrou esses conhecimentos ao sistema Choy Lee Fat que lhe fora ensinado por Chan Heung.
Com essa combinação de conhecimento marcial e espiritual, ele fundou sua própria escola em Fat San e criou o que ficou conhecido como o ramo Hung Sing Choy Lee Fat (洪勝蔡李佛), uma das linhagens mais tradicionais e influentes do estilo, com foco marcial voltado tanto para autodefesa quanto para o desenvolvimento do caráter.
Imagem ao Lado Criada por IA
Grão-Mestre Poon Shing
Nascido em Guangzhou, China, em 1925, faleceu em 2015, aos 90 anos, filho do lendário Grão-Mestre Poon Dik, 3ª geração do Choy Lee Fut.
Emigrou para Hong Kong em 1934, devido à Guerra Civil Chinesa. Treinou intensamente sob orientação do pai por 22 anos, destacando-se em técnicas de luta, formas e armas tradicionais.
Assumindo o Legado
Após a morte do pai, em 1956, Poon Shing assumiu a POON DIK ATHLETIC Association. Dedicou-se a expandir o Choy Lee Fut no sul da China e na Ásia.
Expansão para a América do Sul
Em 1983, integrou a delegação de Diplomacia Cultural Chinesa, promovendo cultura, valores e artes marciais chinesas.
O Choy Lee Fat floresceu em países como Bolívia, Peru e Brasil.
Mestre Poon Wai Sánchez (Ernesto Rodríguez Sánchez)
Fundou em 1982 a organização Nan Tien Men (South Gate of Heaven). Discípulo direto de Poon Shing, 5ª geração da linhagem. Pioneiro do Kung Fu na Bolívia e Brasil, promovendo também a tradicional Dança do Leão.
Formado em Educação Física, com duas pós-graduações em áreas esportivas. Atuação como treinador e consultor universitário, formando atletas de alto nível.
Legado e Difusão
Mais de 7.000 alunos passaram pela Escola Nan Tien Men.
Ex-alunos difundem o Choy Lee Fut em países como Alemanha, Brasil, Peru e Estados Unidos.
A organização mantém viva a tradição e educação do Kung Fu, contribuindo para o desenvolvimento cultural e pessoal de seus praticantes.